quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Como organizar uma sessão expositiva

O formador deve ter em conta o público alvo, os seus conhecimentos sobre o tema, motivações e capacidades.
Um outro aspecto refere-se às condições materiais:
  • a sala;
  • o ambiente;
  • o equipamento;
  • o mobiliário.
Finalmente, ter-se-á de prever os recursos didácticos auxiliares disponíveis. Na posse de todas estas informações cabe ao formador preparar a exposição:
  • seleccionando as informações a transmitir;
  • organizando a sequência de ideias;
  • identificando e/ou criando exemplos;
  • sumariando os tópicos da exposição.

A exposição

Os cognitivistas propõem-nos um modelo eficaz para desenvolver uma exposição:

A introdução
Na introdução, o formador esclarece os objectivos a atingir, cria os estímulos adequados à audição através de conselhos ou exemplos e, fundamentalmente, expõe o conteúdo mediante os "organizadores prévios".
Os "organizadores prévios" (Ausubel fala de "advance organizers") consistem em informações amplas e genéricas que servirão de pontos de ancoragem para ideias mais específicas que virão no decorrer da exposição.
Assim, a aprendizagem significativa existe sempre que haja um relacionamento do novo material com os elementos já estáveis da estrutura cognitiva, pois o processo de aprendizagem faz-se pela integração de novos conceitos em outros conceitos abrangentes. Introduzindo os "organizadores prévios", antes do conteúdo essencial, usando uma linguagem familiar, o formador facilita ao “auditório” as novas aprendizagens.

O corpo da exposição
A sequência da exposição deve seguir os seguintes princípios:
A diferenciação progressiva e a reconciliação integrativa
  • o princípio da diferenciação progressiva propõe que se inicie a exposição pelos conceitos ou ideias mais gerais, os quais vão sendo diferenciados e especificados por ordem de complexidade. Na Psicologia Cognitiva, a aplicação desta ordem de princípios justifica-se por corresponder à maneira como o ser humano apreende factos não-familiares e representa o conhecimento. Além disso, o homem organiza o conhecimento de forma hierárquica, do mais inclusivo para o menos inclusivo. O Princípio da Reconciliação Integrativa consiste em explicitar as diferenças e semelhanças entre ideias e conceitos em contextos diferentes. Assim, previne-se o uso inadequado de termos múltiplos em realidades diversas ou a retenção de conceitos diferentes como idênticos.
Relações sequenciais, encadeamento e relações transitivas
O formador pode apresentar o conteúdo de modo sequencial:
  • Enunciação de uma série de factos.
  • Afirmação e definição do problema.
  • Critérios de resolução do problema.
  • Avaliação das soluções.
  • Decisão por uma solução.
  • Considerações acerca de outras soluções.
Outra maneira de apresentar o princípio das relações sequenciais consiste em o formador identificar uma ideia central e unificadora e depois excluir as ideias inconsistentes e de menor importância. O formador pode aplicar na sua exposição um outro princípio, o das relações transitivas. O objectivo da exposição consiste em pôr a descoberto a estrutura de organização dos conceitos, de modo a que os interlocutores tomem consciência dessa estrutura. O processo completa-se com a utilização de frases-chave que resumam as componentes da ideia ou conceito.

A exposição participativa

É desejável implicar os participantes na exposição e propor-lhes trabalho em grupo durante ou após o curso magistral, ou seja, a exposição.

Sugerimos uma série de técnicas que tornarão o uso do método expositivo mais interessante e eficaz:
  • pode utilizar um filme, como prelúdio ou durante a exposição, e pedir aos grupos de formandos que analisem as informações adquiridas;
  • distribua aos grupos uma lista de problemas ou questões-desafio, para que no final possam classificá-los pela importância ou acuidade;
  • proponha aos formandos que em díade formulem um problema, uma questão ou um comentário sugeridos pela exposição. A discussão que se segue servirá de feedback;
  • utilize adequadamente o momento das Perguntas-Resposta. Permitir-lhe-á verificar a memorização e a compreensão dos conceitos, corrigir os erros de compreensão e colmatar as lacunas. Uma das funções mais importantes desta técnica é permitir discutir novos conhecimentos e aplicá-los.

A conclusão

A conclusão servirá para resumir as ideias essenciais, pedir aos formandos que resumam o conteúdo, responder a dúvidas, indicar bibliografia ou restabelecer o conteúdo da exposição com os temas já abordados e novos. Pensamos ser útil acrescentar algumas instruções para facilitar ao formador a apresentação do método:
  • utilize audiovisuais e policopiados para sublinhar ou ilustrar a exposição;
  • treine a sua dicção e o modo de se apresentar em público. O vídeo e o gravador são auxiliares preciosos para a melhoria das suas capacidades de comunicação;
  • durante a exposição não leia nunca as suas notas, não perca o contacto visual com o auditório, não repita expressões idiomáticas;
  • seja entusiasta e enérgico e adeqúe a sua linguagem aos participantes mesmo que o assunto seja eminentemente técnico.

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