Características do método interrogativo
O método interrogativo baseia-se no princípio de que se aprende por aprender, mas só se aprende bem o que se compreendeu. Continuamos no campo das pedagogias autoritárias, mas a exigência de eficácia conduz à motivação dos formandos. A interrogação tanto pode ser utilizada na aprendizagem de saber-fazer como na de conceitos. Aplica-se ao conteúdo de uma exposição ou demonstração. Assumem um papel particular no método interrogativo a competência na elaboração de perguntas, os processos de raciocínio indutivo e ainda o modo como se organiza a aprendizagem por descoberta.Como aplicar o método interrogativo
A observação espontânea é substituída pela observação planificada e reflectida, orientada por uma sequência de perguntas. As perguntas encadeiam-se por uma ordem lógica e rigorosa, incidindo cada pergunta sobre um ponto preciso.O interrogatório
Baseia a sua táctica na detecção instantânea da realidade da sessão, através de perguntas emitidas pelo formador no sentido de fazer progredir a aquisição de conhecimentos.
A argumentação
A actividade é conduzida pelo formador que determina os objectivos e os temas da argumentação. Faz uma explicação sumária do conteúdo e proporciona os meios de informação para o estudo do tema ou do problema. Os formandos terão de encontrar argumentos para discutir com o formador.
O diálogo
Nesta modalidade foca-se geralmente um único tema. O formador lança o diálogo desfocando ou escamoteando a problemática ou o conteúdo. Solicita ao grupo em formação que analise ou dê opiniões sobre o tema exposto. Ao formador cabe formular as questões orientadoras do diálogo. Mas pode-se permitir um caminho erróneo para a discussão. No entanto, o formador é responsável pela condução do diálogo no sentido duma proposição válida.
O debate
Para a sua planificação deve seguir-se o mesmo processo da modalidade anterior. Mas, a sua aplicação exige como pré-requisito uma formação básica no tema ou temas a debater e também o conhecimento das técnicas de argumentação por parte dos participantes. Antes de iniciado o debate deve-se nomear um coordenador e um secretário. Estes têm como funções orientar as perguntas e registar as conclusões ou os pontos que permaneçam obscuros. O formador não deve permitir situações extremadas ou antagónicas. O objectivo central desta técnica é desenvolver capacidades de análise e crítica ou de julgamento de situações.
Tipo de perguntas no método interrogativo
O método interrogativo requer do formador uma grande competência na formulação de perguntas. Analisaremos os diversos tipos de perguntas a utilizar:- perguntas dirigidas à memória - são aquelas que implicam o relembrar de informação específica;
- perguntas dirigidas ao raciocínio - são perguntas que levam o formando a pensar e a desenvolver a sua informação;
- perguntas criativas - exigem do formando soluções novas e originais, a partir de dados fornecidos anteriormente;
- perguntas pessoais - este tipo de perguntas suscita no formando a expressão de opiniões, sentimentos e valores pessoais. Esta classificação de perguntas baseia-se na Taxonomia de Objectivos Educacionais de Bloom. Estão também hierarquizadas por níveis de complexidade de operações cognitivas;
- perguntas abertas - são aquelas perguntas cujas respostas se conseguem através de uma elaboração diferente de indivíduo para indivíduo. Podem ter uma ou várias respostas aceitáveis;
- perguntas fechadas - são perguntas que apenas têm uma única resposta correcta à qual só se chega através de processos mentais semelhantes.
Sem comentários:
Enviar um comentário