A natureza da informação recebida pelo formando é homoforma da emitida pelo mestre. O formador emite um saber (demonstração dum teorema, ou mesmo o exemplo duma reunião-discussão) e só esse saber será recebido. Se o formador emite um saber-fazer (virar uma peça ou uma conduta experimentada) é um saber-fazer que será recebido. Mas como não é suficiente explicar por palavras o que se pretende que se aprenda, é necessário mostrar. É preciso simultaneamente explicar e mostrar, associar explicação, demonstração e até ilustração, é nisto que basicamente consiste o método demonstrativo.
Motivar o interessado e prepará-lo
- pô-lo à vontade;
- definir o trabalho e saber o que o formando já conhece;
- requerer o seu interesse pelo trabalho (tarefa, posto de trabalho...).
- explicar, mostrar, ilustrar, só uma fase importante de cada vez, numerando-as;
- a instrução tem de ser feita lentamente, salientando-se os pontos-chave.
- obter, através de repetições sucessivas, a realização correcta da tarefa proposta.
- o formando realiza a tarefa ou actividade sozinho, sabendo que pode solicitar ajuda ou esclarecimentos;
- o formador deve, nesta fase, solicitar perguntas ao formando, controlando o seu desempenho, mas intervindo cada vez menos.
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