quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

O método demonstrativo

O método demonstrativo baseia-se no conhecimento técnico ou prático do formador e na sua competência para exemplificar uma determinada operação técnica ou prática que se deseja repetida e depois aprendida. O formando deve realizá-la primeiro sob orientação e depois sozinho.

A natureza da informação recebida pelo formando é homoforma da emitida pelo mestre. O formador emite um saber (demonstração dum teorema, ou mesmo o exemplo duma reunião-discussão) e só esse saber será recebido. Se o formador emite um saber-fazer (virar uma peça ou uma conduta experimentada) é um saber-fazer que será recebido. Mas como não é suficiente explicar por palavras o que se pretende que se aprenda, é necessário mostrar. É preciso simultaneamente explicar e mostrar, associar explicação, demonstração e até ilustração, é nisto que basicamente consiste o método demonstrativo.

Motivar o interessado e prepará-lo
  • pô-lo à vontade;
  • definir o trabalho e saber o que o formando já conhece;
  • requerer o seu interesse pelo trabalho (tarefa, posto de trabalho...).
Apresentar o trabalho
  • explicar, mostrar, ilustrar, só uma fase importante de cada vez, numerando-as;
  • a instrução tem de ser feita lentamente, salientando-se os pontos-chave.
Ordenar tentativas de execução
  • obter, através de repetições sucessivas, a realização correcta da tarefa proposta.
Automatizar o formando na tarefa
  • o formando realiza a tarefa ou actividade sozinho, sabendo que pode solicitar ajuda ou esclarecimentos;
  • o formador deve, nesta fase, solicitar perguntas ao formando, controlando o seu desempenho, mas intervindo cada vez menos.
A utilização deste método é por vezes indispensável em certas aprendizagens de carácter técnico.

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