terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Processos de aprendizagem

A função de qualquer teoria de ensino/formação é dar a conhecer que diferentes tipos de aprendizagem:
             • implicam diferentes processos cognitivos;
             • pressupõem diferentes capacidades;
             • exigem níveis de resposta diferenciados.
Estes constituem aspectos facilitadores ou inibidores das aprendizagens em jogo.
O formador é, antes de mais, um facilitador de aprendizagem funcionando como mediador entre os saberes que o formando já tem e os que necessita de adquirir. O conhecimento dos processos cognitivos envolvidos na resolução das diferentes tarefas de aprendizagem, ajuda quer o formando, quer o formador a optimizarem o seu trabalho. Para o formando, conhecer os processos cognitivos, ajuda-o a encontrar as estratégias e as soluções adequadas às diferentes tarefas de aprendizagem; ao formador, ajuda-o a escolher os tipos de aprendizagem mais úteis e ajustados aos objectivos pretendidos e a criar condições de aprendizagem que facilitem a realização destas mesmas tarefas. Como se constata no quadro seguinte, aprendemos de várias formas, e as diferentes formas como aprendemos, implicam processos de aprendizagem diferentes.
 

Aprendemos
Processos de Aprendizagem
Teorias / Principais Representantes
  • Fazendo / Experimentando
  • com o erro
  • repetindo
  • memorizando
  • imitando
  • reproduzindo o modelo
Condicionamento ou Aquisição de automatismos

Modelagem ou Reprodução de Modelos
Comportamentalistas / Behavioristas ( Watson, Thorndike, Skiner. )

Aprendizagem Social (Modelling), (Albert Bandura)
  • com o grupo
  • com a situação
  • com o problema
  • descobrindo
  • transferindo
  • associando/dissociando
  • estruturando
  • analisando
  • contextualizando
  • aprendendo a aprender
Intuição ou descoberta (Insight)


Estruturação ou elaboração da informação
Cognitivistas (Wertheimer, Köhler, Koffka, Lewin, Piaget, Bruner, Ausubel, Chomsky …)

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