• implicam diferentes processos cognitivos;
• pressupõem diferentes capacidades;
• exigem níveis de resposta diferenciados.
Estes constituem aspectos facilitadores ou inibidores das aprendizagens em jogo.
O formador é, antes de mais, um facilitador de aprendizagem funcionando como mediador entre os saberes que o formando já tem e os que necessita de adquirir. O conhecimento dos processos cognitivos envolvidos na resolução das diferentes tarefas de aprendizagem, ajuda quer o formando, quer o formador a optimizarem o seu trabalho. Para o formando, conhecer os processos cognitivos, ajuda-o a encontrar as estratégias e as soluções adequadas às diferentes tarefas de aprendizagem; ao formador, ajuda-o a escolher os tipos de aprendizagem mais úteis e ajustados aos objectivos pretendidos e a criar condições de aprendizagem que facilitem a realização destas mesmas tarefas. Como se constata no quadro seguinte, aprendemos de várias formas, e as diferentes formas como aprendemos, implicam processos de aprendizagem diferentes.
Aprendemos | Processos de Aprendizagem | Teorias / Principais Representantes |
| Condicionamento ou Aquisição de automatismos Modelagem ou Reprodução de Modelos | Comportamentalistas / Behavioristas ( Watson, Thorndike, Skiner. ) Aprendizagem Social (Modelling), (Albert Bandura) |
| Intuição ou descoberta (Insight) Estruturação ou elaboração da informação | Cognitivistas (Wertheimer, Köhler, Koffka, Lewin, Piaget, Bruner, Ausubel, Chomsky …) |
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