segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Competências do Formador


1) Ser capaz de compreender e integrar-se no contexto técnico em que exerce a sua actividade:
  • a população activa;
  • o mundo do trabalho e os sistemas de formação;
  • o domínio técnico-científico e/ou tecnológico, objecto da formação;
  • a família profissional da formação;
  • o papel e o perfil do formador;
  • os processos de aprendizagem e a relação pedagógica;
  • a concepção e a organização de cursos ou acções de formação.

2) Ser capaz de adaptar-se a diferentes contextos organizacionais e a diferentes grupos de formandos.

3) Ser capaz de planificar e preparar as sessões de formação, nomeadamente:
  • analisar o contexto específico das sessões – objectivos, programa, perfis de entrada e de saída, condições de realização da acção;
  • conceber planos das sessões;
  • definir objectivos pedagógicos;
  • analisar e estruturar os conteúdos de formação;
  • seleccionar os métodos e as técnicas pedagógicas;
  • conceber e elaborar os suportes didácticos;
  • conceber e elaborar os instrumentos de avaliação.
4) Ser capaz de conduzir/mediar o processo de formação/aprendizagem no grupo de formação, nomeadamente:
  • desenvolver os conteúdos de formação;
  • desenvolver a comunicação no grupo;
  • motivar os formandos;
  • gerir os fenómenos de relacionamento interpessoal e de dinâmica de grupo;
  • gerir os tempos e os meios materiais necessários à formação;
  • utilizar os métodos, as técnicas, os instrumentos e os auxiliares didácticos.
5) Ser capaz de gerir a progressão na aprendizagem dos formandos, nomeadamente:
  • efectuar a avaliação formativa informal;
  • efectuar a avaliação formativa formal;
  • efectuar a avaliação final ou sumativa.
6) Ser capaz de avaliar a eficiência da formação, nomeadamente:
  • avaliar o processo formativo;
  • participar na avaliação do impacto da formação nos desempenhos profissionais.

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