1) Ser capaz de compreender e integrar-se no contexto técnico em que exerce a sua actividade:
- a população activa;
- o mundo do trabalho e os sistemas de formação;
- o domínio técnico-científico e/ou tecnológico, objecto da formação;
- a família profissional da formação;
- o papel e o perfil do formador;
- os processos de aprendizagem e a relação pedagógica;
- a concepção e a organização de cursos ou acções de formação.
2) Ser capaz de adaptar-se a diferentes contextos organizacionais e a diferentes grupos de formandos.
3) Ser capaz de planificar e preparar as sessões de formação, nomeadamente:
- analisar o contexto específico das sessões – objectivos, programa, perfis de entrada e de saída, condições de realização da acção;
- conceber planos das sessões;
- definir objectivos pedagógicos;
- analisar e estruturar os conteúdos de formação;
- seleccionar os métodos e as técnicas pedagógicas;
- conceber e elaborar os suportes didácticos;
- conceber e elaborar os instrumentos de avaliação.
4) Ser capaz de conduzir/mediar o processo de formação/aprendizagem no grupo de formação, nomeadamente:
- desenvolver os conteúdos de formação;
- desenvolver a comunicação no grupo;
- motivar os formandos;
- gerir os fenómenos de relacionamento interpessoal e de dinâmica de grupo;
- gerir os tempos e os meios materiais necessários à formação;
- utilizar os métodos, as técnicas, os instrumentos e os auxiliares didácticos.
5) Ser capaz de gerir a progressão na aprendizagem dos formandos, nomeadamente:
- efectuar a avaliação formativa informal;
- efectuar a avaliação formativa formal;
- efectuar a avaliação final ou sumativa.
6) Ser capaz de avaliar a eficiência da formação, nomeadamente:
- avaliar o processo formativo;
- participar na avaliação do impacto da formação nos desempenhos profissionais.
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