Como já foi referido, as tarefas de aprendizagem são múltiplas. Apesar desta multiplicidade podemos dividi-las em três grandes grupos ou domínios de aprendizagem (divisão proposta B. Bloom).
Contudo, esta divisão não significa que estes domínios se excluam, antes pelo contrário, o desenvolvimento de cada um pressupõe o desenvolvimento dos outros. Ela justifica-se por uma questão de sistematização e, ainda, porque é importante para o formador saber qual é o domínio predominantemente visado pelos objectivos de aprendizagem, para adoptar os procedimentos adequados e criar as condições necessárias à realização das tarefas propostas:
Contudo, esta divisão não significa que estes domínios se excluam, antes pelo contrário, o desenvolvimento de cada um pressupõe o desenvolvimento dos outros. Ela justifica-se por uma questão de sistematização e, ainda, porque é importante para o formador saber qual é o domínio predominantemente visado pelos objectivos de aprendizagem, para adoptar os procedimentos adequados e criar as condições necessárias à realização das tarefas propostas:
- domínio psicomotor (saber–fazer) – domínio das actividades motoras ou manipuladoras. Conduzem ao desenvolvimento e aplicação das actividades motoras;
- domínio cognitivo (saber-saber) – domínio da actividade mental ou intelectual. Diz respeito à aquisição de informações, ao desenvolvimento de capacidades e estratégias cognitivas e à sua aplicação a situações novas;
- domínio afectivo (saber-estar/ser/atitudes) - domínio dos fenómenos da sensibilidade; envolvem interesses, atitudes e valores.
Como se pode ver no quadro resumo seguinte, os processos implicados na aprendizagem variam consoante os objectivos de aprendizagem visados:
Processos de Aprendizagem | Objectivos Visados | Domínios da Aprendizagem |
Condicionamento ou Aquisição de Automatismos |
| Psicomotor (saber fazer) |
Intuição ou Descoberta |
| Afectivo (saber estar/ atitudes) Cognitivo (saber saber) |
Estruturação ou Processamento da Informação |
| Cognitivo (saber saber) |
Reprodução do Modelo ou Modelagem |
| Afectivo (saber estar /atitudes) Psicomotor (saber fazer) |
Sem comentários:
Enviar um comentário