terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Objectivos e domínios da aprendizagem

Como já foi referido, as tarefas de aprendizagem são múltiplas. Apesar desta multiplicidade podemos dividi-las em três grandes grupos ou domínios de aprendizagem (divisão proposta B. Bloom).

Contudo, esta divisão não significa que estes domínios se excluam, antes pelo contrário, o desenvolvimento de cada um pressupõe o desenvolvimento dos outros. Ela justifica-se por uma questão de sistematização e, ainda, porque é importante para o formador saber qual é o domínio predominantemente visado pelos objectivos de aprendizagem, para adoptar os procedimentos adequados e criar as condições necessárias à realização das tarefas propostas:
  • domínio psicomotor (saber–fazer) – domínio das actividades motoras ou manipuladoras. Conduzem ao desenvolvimento e aplicação das actividades motoras;
  • domínio cognitivo (saber-saber) – domínio da actividade mental ou intelectual. Diz respeito à aquisição de informações, ao desenvolvimento de capacidades e estratégias cognitivas e à sua aplicação a situações novas;
  • domínio afectivo (saber-estar/ser/atitudes) - domínio dos fenómenos da sensibilidade; envolvem interesses, atitudes e valores.
Como se pode ver no quadro resumo seguinte, os processos implicados na aprendizagem variam consoante os objectivos de aprendizagem visados:

Processos de Aprendizagem
Objectivos Visados
Domínios da Aprendizagem
Condicionamento ou Aquisição de Automatismos
  • Desenvolvimento da memória reprodutora
  • Aquisição de automatismo /gesto /destreza /performance
Psicomotor (saber fazer)
Intuição ou Descoberta
  • Desenvolvimento da intuição /da criatividade /da capacidade de resolução de problemas / da tomada de decisão /da autonomia /da capacidade de trabalhar em grupo
Afectivo (saber estar/ atitudes)

Cognitivo (saber saber)
Estruturação ou Processamento da Informação
  • Desenvolvimento da memória organizativa /do pensamento lógico /da capacidade de organização /estruturação /da capacidade de análise e síntese /da capacidade para a auto-formação
Cognitivo (saber saber)
Reprodução do Modelo ou Modelagem
  • Desenvolvimento da capacidade de observação /da memória afectiva e reprodutora /capacidade de reprodução rápida do “modelo“
Afectivo (saber estar /atitudes)

Psicomotor (saber fazer)

Sem comentários:

Enviar um comentário